sexta-feira, janeiro 14, 2011

Todos os cuidados que devemos ter com a pele

Oi gente...
To fazendo um curso maravilhoso... no fundo queria APENAS a área de Maquiagem... mas como vem o kit completo... tô vendo de tudo um pouco... E hoje, vamos conversar sobre os cuidados que devemos ter com a nossa pele... tudo isso, pra não sofrermos tanto com esses tratamentos revolucionários que muitas vezes são só sofrimento!!!



Primeiramente....

Limpeza:
Para termos uma pele saudável (e com aparência de saudável), é preciso que façamos uma limpeza diária. Essa limpeza tem a finalidade de remover as células mortas (que surgem todos os dias), maquiagens, gordura e impurezas do dia-a-dia (ainda mais com a poluição de grandes cidades).

Se usarmos apenas água, não ajuda em nada... é como vc lavar uma panela suja de carne, apenas com água... não rola né.. a gordura continua toda alí! Assim como usamos o detergente ou sabão em barra para lavar louças, usamos o sabonete para lavarmos o rosto. Mas este, tende a deixar a pele seca e áspera, por isso optem por sabonetes líquidos e cremosos... ;)

Devemos realizar essa limpeza duas vezes ao dia. Manhã (ou tarde) e à noite... Essa limpeza é mito importante para melhor absorção do protetor solar...




Hidratação:
A pele possui em sua superfície uma camada chamada de película ou manto hidrolipídico, que nada mais é que a mistura de sebo (calma, isso todo mundo tem, é super normal) e suor. A função dessa película é manter o teor adequado de água, e proteger de fungos e bactérias por exemplo.
Vários fatores podem contribuir para a desidratação da pele, como: clima seco (como o de Brasília), vento, mudanças bruscas de temperatura, o fumo (importante desidratante, e poluente, da pele), idade - É comum ver idosos com a pele ressecada (culpa do processo do envelhecimento).

Cuidados e precauções: Evitar banhos quentes e demorados, não utilizar sabonetes alcalinos em excesso (aposto que ninguém aqui olhava alguma coisa da fórmula do sabonete - eu não olhava mesmo), não dispensar um bom hidratante.

Atenção peles oleosas: Preferir hidratantes com veículos em gel ou loções sem óleo.

Peles secas: Permitido usar produtos cremosos, loção cremosa e até com óleo.

Regra geral: O creme hidratante deve ser usado de uma a duas vezes no dia, bem espalhado. Hoje, já temos no mercado hidratantes com filtro solar (o que é pratico né), sem precisar levar dois frascos de cada coisa, levamos tudo em um só!

Esse é um dos que eu mais gosto.

Atenção na fórmula do seu hidratante (abaixo):
Eu confesso que nunca reparei nessas coisas de fórmula do rótulo, nunca soube o que devia conter na fórmula rsrs

Substâncias que realizam hidratação ATIVA da pele: Ureia, Lactato de amônio, Ácido hialurônico e hidroxiprolina.

Agentes de Oclusão (impedem a perda de água através da pele): Lanolina, Silicones, Vaselinas, Ceramidas, Óleos vegetais (abacatee, macadâmia, maracujá, malaleuca, prímula, uva, manteiga de karité), entre outros.

Nutrição da pele:

Meninas, essa nutrição na verdade, é feita de dentro para fora... Através da circulação sanguinea.
Sabia que seu humor (estado em geral) e sua dieta, vão determinar a oxigenação da sua pele?! poisé.. tratem de ficar calminhas, com uma dieta tranquila, sem exageros, que a pele de vocês aradece,,, =]

Então fica a dica.

Maquiagem:


Siim... Hoje em dia já se desenvolve muitos produtos minerais, hipoalergênicos,.. mas mesmo assim, devemos tomar muito cuidado com os produtos de maquiagem que escolhemos... certo?!
Então, vamos à dois principais cuidados:



  • Base: Deve ser leve, não oleosa (cores próximas à da pele, claro né). Dê preferência as bases com filtro solar, ajuda a prevenir o envelhecimento.. Minha dica é a base da Mary Kay (veja foto abaixo - clique para ampliar), pois eu uso. E além de ser base, com fator solar, ela é hidratante.

  • Batom: De preferência com filtro solar, cremosos e de boa qualidade claro. Batons que mudam de cor, e os de longa duração, costumam trazer leves probleminhas como ressecamento e excesso de detritos nos lábios... Bom, eu tbm tenho batons Mary Kay fator solar 15... e são ótimos.. até tem uma boa duração... (fotos abaixo). Ah, e eles são hidratantes tbm.. viu quanta coisa num produtinho só!
"Lembrete básico: Qualquer pessoa pode apresentar a qualquer momento, pode apresentar alergia à maquiagem. Mas isso não significa que o produto é de má qualidade, a pessoa é que pode ter apresentado alergia ao produto (caso isolado)"

E antes do fim, e não menos importante. Alguns cuidados essenciais:
  • Antes de se deitar, toda a maquiagem deve ser retirada, mesmo que você esteja cansada da balada ou do trabalho. Para evitar a obstrução dos poros.
  • As características dos seus produtos de cosmético, podem modificar dependendo da estação do ano (fique de olho)
  • No verão, a pele se apresenta mais oleosa, há mais produção de sebo (palavra feia né), fica com aspecto mais brilhante, mais propensa à acne.
  • No inverno, ao contrário, a pele se apresenta mais seca, sem brilho e com descamação.
  • Cuidado com os produtos importados... as vezes ele podem não ser adequados às peles dos brasileiros. As nossas temperaturas são mais altas, proporcionando mais produção de óleo. Além de tudo, podem ser mais pesados e obstrutivos... (Mas vou confessar que ADORO os importados)...
Bom... eu espero que vocês tenham gostado... e depois volto com mais novidades... Da minha parceira inclusive!


6 comentários:

  1. Eiii Jo, é assim mesmo, o meu tb veio com umas frescurites sobre pele, mais é bom que ai a gente aprende mais né, afinal, será nossa fonte de trabalho, ou peça fundamental dele!
    Beijos minha linda, senti sua falta!!!
    Bom fds!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! =)

    Se você ainda não esta participando do novo Sorteio no blog, da uma conferida..

    Beijos, Káh.
    www.universoblue.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que demaisss esse postt!!!!

    Adoreiii!!!!!

    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sou quase uma balzaquiana e só agora estou cuidando melhor da minha pele, Queria fazer um curso desses.
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas!!! Aff..preciso de uma limpeza de pele urgente!!!

    Beijãooo

    www.vimvendoeaprendendo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários: